I Seminário de Trabalhos Acadêmicos de Informática - 2018


Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Cursos: Engenharia de Software e Sistemas de Informação

Sobre o Evento


O I Seminário de Trabalhos Acadêmicos de Informática (I TAI) tem como escopo a divulgação dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos discentes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software do ICET para estudantes do nível de graduação e técnico. O evento inclui com palestras e trabalhos científicos das seguintes áreas temáticas: Informática na Educação, Engenharia de Software, Interação Homem-Computador, Jogos e Entretenimento, Computação Móvel, Sistemas Embarcados, Redes e Sistemas Distribuídos, Inteligência Artificial, Banco de Dados e IoT.

Divulgar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos discentes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software do ICET.

04, 05 e 06 de Julho de 2018

Auditório do ICET/UFAM

Das 10:00h às 20:00h

Docentes e Discentes de Instituições de Ensino

24 horas

Profa. Daniella (daniellacosta@ufam.edu.br) e Profa. Odette (odette@ufam.edu.br)

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Palestras

Cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM)

Será emitido um certificado para cada modalidade: (1) Apresentação de Trabalho Acadêmico (até 20 horas); (2) Apresentação de Palestra (até 10 horas) e (3) Participante como Ouvinte (até 24 horas)

Inscrição e Programação


Orientações Gerais


- O aluno deve entrar em contato com o professor da disciplina para, juntos, decidirem se vão fazer participar através de um Trabalho Acadêmico e/ou uma Palestra. É de inteira responsabilidade do professor da disciplina corrigir e aprovar o Trabalho Acadêmico (template e slide) e/ou a Palestra (slide) e orientar quanto a qualidade do texto e das apresentações.

- Pode ser trabalhos acadêmicos oriundos de: Monografia, Disciplina e Projetos de Extensão/Pesquisa.

- As palestras podem abordar conhecimentos que os alunos adquiriram durante o curso, levando em conta sua expertise nesse tema.



- O template que deve ser utilizado para a escrita do trabalho acadêmico é o da SBC (pegue aqui).

- É obrigatório a apresentação do trabalho acadêmico utilizando um modelo de slides (pegue aqui).

- As apresentações serão no horário das 10h às 20h, definidas posteriormente, nos dias 4, 5 e 6 de Julho de 2018 no Auditório do ICET/UFAM.

- A apresentação será de 15 minutos (incluso as arguições).

- Não serão aceitos trabalhos fora do prazo.

- Os trabalhos que não seguirem a estrutura e o template definido não serão apresentados.

- O limite mínimo é de 8 páginas e o máximo é de 10 páginas. Não colocar anexo e/ou apêndice.

- O abstract é opcional.

- O cronograma do evento é:

  • Data de Entrega da Versão Preliminar do Trabalho Acadêmico (template): 15/06/18
  • Data de Entrega da Versão Final do Trabalho Acadêmico (template): 22/06/18
  • Data de Entrega da Apresentação do Trabalho Acadêmico (slide): 01/07/18

- Forma de Entrega do Trabalho Acadêmico (template): Enviar para o e-mail do professor da disciplina até as 12:00hs do dia definido em formato DOC e PDF. Colocar como assunto da entrega, se for: (i) Versão Preliminar: Trabalho_VP - Aluno: Xxxxxx e (ii) Versão Final: Trabalho_VF - Aluno: Xxxxx.

- Forma de Entrega do Trabalho Acadêmico (slide): Enviar para o e-mail do professor da disciplina até as 12:00hs do dia definido em formato PPT. Colocar como assunto da entrega: Apresentação do Trabalho Acadêmico – ApresentaçãoTA_Aluno: Xxxxx.

- A Estrutura do Trabalho deve ter conter:

  • 1. Introdução
  • 2. Fundamentação Teórica
    • 2.1 Conceitos Relacionados
    • 2.2 Trabalhos Relacionados
  • 3. Metodologia
  • 4. Resultados e Discussões
  • 5. Considerações Finais
  • Referências

Apresenta de forma concisa (uma ou duas linhas para cada item): introdução; objetivo, metodologia e principal resultado. Citações científicas não são colocadas no resumo. Não colocar abreviações ou símbolos.

Uma introdução bem escrita é fundamental. Como sugestão de organização, considere a apresentação de forma concisa (um, dois ou três parágrafos para cada item) das seguintes informações: Contextualização, justificativa, definições principais, metodologia, objetivo e resultados. O antepenúltimo parágrafo trata do objetivo. O penúltimo parágrafo fala dos resultados obtidos. No último parágrafo colocar: “O restante do artigo está organizado da seguinte maneira. A Seção 2 apresenta alguns conceitos básicos e discute trabalhos relacionados. A Seção 3 apresenta a metodologia utilizada enquanto a Seção 4 mostra os resultados e as discussões. A Seção 5 apresenta as conclusões e os trabalhos futuros.” Nesta etapa utilizar citações científicas (citação indireta) com o propósito de dar credibilidade ao trabalho cientifico em todos os parágrafos (com exceção dos 3 últimos).

É composta de 2 Subseções. Na Subseção Conceitos Relacionados colocar as definições necessárias para entender o seu trabalho, com as devidas citações. Na Subseção Trabalhos Relacionados citar pelo menos 3 trabalhos cujos temas estejam relacionados com o seu, com as devidas citações. Colocar de forma sucinta, para cada trabalho relacionado, o objetivo, a metodologia utilizada e o resultado obtidos, assim como um texto citando a diferença desse trabalho para o seu trabalho.

Descrição de métodos, ferramentas e meios utilizados para desenvolvimento da pesquisa, obtenção dos dados e análise dos resultados.

Colocar todos os resultados obtidos em relação ao objetivo ou questões de pesquisas definidas. É obrigatório discutir cada resultado obtido, podendo ser utilizado comparações com a outros trabalhos, tabelas, gráficos, métodos estatísticos, etc.

Constitui parte final do artigo. Colocar uma pequena introdução, objetivo e principais resultados e contribuições. Citar as limitações e trabalhos futuros.

As referências devem ser preferencialmente dos últimos 7 anos. Podem ser utilizados como referências: Trabalho de Conclusão de Curso (monografia, dissertação e tese), Artigos Científicos e Relatos de Experiência, Livro, Relatório Técnico, Textos de Sites (evitar) e Documentos de Empresas/Organização. Os nomes dos autores devem estar em ordem alfabética. Todas as obras listadas no conjunto de referências devem ser mencionadas no texto, e vice-versa.



- É obrigatório a apresentação da palestra utilizando o modelo de slides (pegue aqui).

- As apresentações serão no horário das 10h às 20h, definidas posteriormente, nos dias 4, 5 e 6 de Julho de 2018 no Auditório do ICET/UFAM.

- A apresentação será de 15 minutos (incluso as arguições).

- O cronograma do evento é:

  • Data de Entrega da Apresentação Preliminar da Palestra (slide): 22/06/18
  • Data de Entrega da Apresentação Final da Palestra (slide): 01/07/18

- Forma de Entrega da Palestra (slide): Enviar para o e-mail do professor da disciplina até as 12:00hs do dia definido em formato PPT. Colocar como assunto da entrega, se for: (i) Versão Preliminar: Palestra_VP - Aluno: Xxxxxx e (ii) Versão Final: Palestra_VF - Aluno: Xxxxx.

Veja a Programação


PROGRAMAÇÃO DO TAI 2018
DIA HORÁRIO ATIVIDADE
04.07 10h as 11h Abertura
04.07 11h as 12h Palestra 1
04.07 14h as 17h Trabalhos Acadêmicos
04.07 17h as 18h Palestra 2
04.07 18h as 20 Trabalhos Acadêmicos
05.07 10h as 11h Palestra 3
05.07 11h as 12h Palestra 4
05.07 14h as 17h Trabalhos Acadêmicos
05.07 17h as 18h Palestra 5
05.07 18h as 20h Trabalhos Acadêmicos
05.07 10h as 11h Palestra 6
06.07 11h as 12h Palestra 7
06.07 14h as 19h Trabalhos Acadêmicos
06.07 19h as 20h Encerramento


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