II Seminário de Trabalhos Acadêmicos de Informática - 2019

Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Sobre o Evento

II TAI: O II Seminário de Trabalhos Acadêmicos de Informática tem como escopo a divulgação dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos discentes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da disciplina Metodologia da Pesquisa

03 e 04 de Julho de 2019

Auditório do ICET/UFAM

Das 14:00h às 20:00h

Docentes e Discentes de Instituições de Ensino

Prof. Rainer Amorim (raineramorim@ufam.edu.br) e Profa. Odette Passos (odette@ufam.edu.br)

I MEMP: A I Mostra de Empreendedorismo do ICET tem como escopo a divulgação dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos discentes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Sanitária, Agronomia e Sistemas de Informação da disciplina Empreendedorismo

04 de Julho de 2019

Hall do Bloco A do ICET/UFAM

Das 16:00h às 19:00h

Docentes e Discentes de Instituições de Ensino

Profa. Marusca Wisler (mwisler@bol.com.br)

Será emitido um certificado para cada modalidade: (1) Apresentação de Trabalho Acadêmico (até 10 horas) e (2) Participante como Ouvinte (até 12 horas)

Inscrição e Programação

Orientações Gerais

- O template que deve ser utilizado para a escrita do trabalho acadêmico é o da SBC (pegue aqui).

- É obrigatório a apresentação do trabalho acadêmico utilizando um modelo de slides (pegue aqui).

- As apresentações serão no horário das 14h às 20h, definidas posteriormente, nos dias 3 e 4 de Julho de 2019 no Auditório do ICET/UFAM.

- A apresentação será de 20 minutos.

- Não serão aceitos trabalhos fora do prazo.

- Os trabalhos que não seguirem a estrutura e o template definido não serão apresentados.

- O limite mínimo é de 8 páginas e o máximo é de 10 páginas. Não colocar anexo e/ou apêndice.

- O abstract é opcional.

- O cronograma do evento é:

• Data de Entrega da Versão Preliminar do Trabalho Acadêmico (template): 14/06/19
  • Data de Entrega da Versão Final do Trabalho Acadêmico (template): 21/06/19
  • Data de Entrega da Apresentação do Trabalho Acadêmico (slide): 30/06/19

- Forma de Entrega do Trabalho Acadêmico (template): Enviar para o e-mail taicomputacao@gmail.com até o dia definido em formato DOC e PDF. Colocar como assunto da entrega, se for: (i) Versão Preliminar: Trabalho_VP - Aluno: Xxxxxx e (ii) Versão Final: Trabalho_VF - Aluno: Xxxxx.

- Forma de Entrega do Trabalho Acadêmico (slide): Enviar para o e-mail itacomputacao@gmail.com até o dia definido em formato PPT. Colocar como assunto da entrega: Apresentação do Trabalho Acadêmico – ApresentaçãoTA_Aluno: Xxxxx.

- A Estrutura do Trabalho deve ter conter:

• 1. Introdução
  • 2. Fundamentação Teórica
    • 2.1 Conceitos Relacionados
    • 2.2 Trabalhos Relacionados
  • 3. Metodologia
  • 4. Resultados e Discussões
  • 5. Considerações Finais
  • Referências

Apresenta de forma concisa (uma ou duas linhas para cada item): introdução; objetivo, metodologia e principal resultado. Citações científicas não são colocadas no resumo. Não colocar abreviações ou símbolos.

Uma introdução bem escrita é fundamental. Como sugestão de organização, considere a apresentação de forma concisa (um, dois ou três parágrafos para cada item) das seguintes informações: Contextualização, justificativa, definições principais, metodologia, objetivo e resultados. O antepenúltimo parágrafo trata do objetivo. O penúltimo parágrafo fala dos resultados obtidos. No último parágrafo colocar: “O restante do artigo está organizado da seguinte maneira. A Seção 2 apresenta alguns conceitos básicos e discute trabalhos relacionados. A Seção 3 apresenta a metodologia utilizada enquanto a Seção 4 mostra os resultados e as discussões. A Seção 5 apresenta as conclusões e os trabalhos futuros.” Nesta etapa utilizar citações científicas (citação indireta) com o propósito de dar credibilidade ao trabalho cientifico em todos os parágrafos (com exceção dos 3 últimos).

É composta de 2 Subseções. Na Subseção Conceitos Relacionados colocar as definições necessárias para entender o seu trabalho, com as devidas citações. Na Subseção Trabalhos Relacionados citar pelo menos 3 trabalhos cujos temas estejam relacionados com o seu, com as devidas citações. Colocar de forma sucinta, para cada trabalho relacionado, o objetivo, a metodologia utilizada e o resultado obtidos, assim como um texto citando a diferença desse trabalho para o seu trabalho.

Descrição de métodos, ferramentas e meios utilizados para desenvolvimento da pesquisa, obtenção dos dados e análise dos resultados.

Colocar todos os resultados obtidos em relação ao objetivo ou questões de pesquisas definidas. É obrigatório discutir cada resultado obtido, podendo ser utilizado comparações com a outros trabalhos, tabelas, gráficos, métodos estatísticos, etc.

Constitui parte final do artigo. Colocar uma pequena introdução, objetivo e principais resultados e contribuições. Citar as limitações e trabalhos futuros.

As referências devem ser preferencialmente dos últimos 7 anos. Podem ser utilizados como referências: Trabalho de Conclusão de Curso (monografia, dissertação e tese), Artigos Científicos e Relatos de Experiência, Livro, Relatório Técnico, Textos de Sites (evitar) e Documentos de Empresas/Organização. Os nomes dos autores devem estar em ordem alfabética. Todas as obras listadas no conjunto de referências devem ser mencionadas no texto, e vice-versa.

Veja a Programação

Clique aqui para baixar a Programação