Discentes do curso de Engenharia de Produção do ICET realizam visita técnica junto a empresa BMW Motorrad

24 jan

No dia 20 de janeiro de 2023, foi realizada um visita técnica junto a empresa BMW Motorrad, localizada na cidade de Manaus. Durante a visita estiveram presentes 13 discentes e 1 egresso do Curso de Engenharia de Produção do ICET.
A visita foi tutoriada pela profa. Dra. Rute Lopes e acompanhada pelo professor MSc. Moisés Coelho que intermediou a visita junto a empresa.

A visita iniciou com um apresentação feita por gestores de várias áreas da empresa, onde foi exibida a história da empresa, o processo de implantação da unidade do Polo Industrial de Manaus e as demais unidades produtivas da empresa no Brasil e no mundo.
Todo o processo produtivo foi apresentado e discutido durante a apresentação, enfatizando as fases que são realizadas nesta unidade e o processo logístico para que as demais partes cheguem a Manaus.

Discentes do curso de eng de produção do ICET

O processo de estocagem, produção, alfandegagem, qualidade e meio ambiente foram demonstrados pelos líderes e gestores das respectivas áreas, em seguida os alunos tiveram a oportunidade de conversar sobre o processo e tirar suas dúvidas. Inclusive sobre o processo seletivo para trabalhar na empresa.
Na última parte da atividade, a equipe de alunos e professores, foi convidada a realizar a visita ao interior da fábrica. Esta iniciou-se no setor de armazenamento, com a explicação da logística e organização do setor. Também pôde-se observar o início do processo produtivo com a distribuição dos lotes e montagem inicial das motos.

Em seguida, os alunos puderam observar o processo de fabricação e teste dos motores, que seguiram para a finalização da montagem e processos de análise da qualidade e testagem final do produto, até a armazenagem e expedição do produto final. Durante toda a visita os gestores da empresa acompanharam os alunos, discutiam as fases da produção e responderam a todas as dúvidas e questões levantaram.

“Este processo mostrou-se muito interessante para os discentes, uma vez que permitiu a eles visualizarem os conceitos que são estudados durante as disciplinas e discutir as ferramentas da engenharia de produção ao vê-las sendo empregadas na prática”.
“Tanto os formandos como os ingressantes têm nestas vistas, oportunidades de vivenciar e acompanhar todo o processo produtivo e conversar com profissionais que já atuam no mercado de trabalho almejado por eles” completa.

Cita a profa. Dra. Rute Lopes

A visita na BMW foi sem dúvidas uma experiência formidável, essencial para gerar interesse pelo curso de engenharia de produção e sugerir áreas de atuação do mesmo. Poder acompanhar a linha de montagem de uma multinacional é um privilégio enorme para alguém que está começando sua jornada nessa área, podendo acompanhar passo a passo como funciona uma empresa desse calibre. A visita em si já é algo difícil e de extrema importância na vida acadêmica de um calouro, e a BMW Motorrad, junto com sua equipe de comando, faz valer a pena cada esforço para participar desse momento.

discente Paulo Cesar, do 3º período.