Resgate de peixe-boi em Itacoatiara conta a colaboração de professora do ICET

25 mar

No sábado, dia 20 de março, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), sede de Itacoatiara, foi procurado pelo o Sr. Kaliton Correia Pavão para informar que um filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis) foi resgatado por comunitários.

A analista ambiental, chefe da Unidade local, Keuris Silva, prontamente entrou em contato com a pesquisadora Vera da Silva, líder do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que atua com reabilitação e reintrodução dessa espécie à natureza, para receber o animal em Manaus.

A professora Vera da Silva acionou a Polícia Ambiental de Manaus para vir fazer o resgate em Itacoatiara e a solicitação foi prontamente atendida. Em seguida, a Analista contatou a professora Samantha Aquino, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), para acompanhar e cuidar do animal até a chegada da guarnição da Polícia Ambiental de Manaus. Assim que chegou no local, resgataram o animal e transportaram até INPA.

A professora Samantha destaca que o peixe-boi é uma espécie ameaçada de extinção e a caça ilegal e captura acidental em redes de pesca são as principais ameaças. A caça do animal é proibida, porém sua carne ainda é apreciada na região. No entanto, esse resgate pode ser uma oportunidade de intensificar o trabalho de sensibilização ambiental e de fiscalização na cidade.