Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Vem pro icet

Restaurante Universitário inaugurado no Icet atende de 150 a 200 alunos por dia

  • Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 19h27
  • Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 09h56
  • Acessos: 62

Com quase 600 m² e investimento superior a 2 milhões de reais, o RU do ICET pode suportar a expansão da demanda por refeições subsidiadas pelos próximos dez anos.

Numa cerimônia repleta de falas de gratidão, os discentes, usuários finais das ações de assistência estudantil, acompanharam a entrega do Restaurante Universitário (RU) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), na manhã desta terça-feira, 10. O descerramento da placa inaugural foi realizado pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, que estava acompanhado do diretor da Unidade, professor Geone Maia Corrêa; da pró-reitora de Administração em exercício, TAE Kátia Rufino; da coordenadora do RU, TAE Klelia Santos; do prefeito do Campus, TAE Milton Oliveira; do coordenador administrativo do Icet, TAE Naydson Lima de Aquino; do arquiteto responsável pelo projeto do restaurante, TAE Deyvid Andrade; e da discente do curso de Ciências: Matemática e Física naquele Instituto, Samily Nunes.

Após a inauguração, o professor Sylvio Puga rememorou o processo que culminou na concretização dessa obra. “Eu recebi uma proposta de gestores das unidades fora da sede a respeito da iniciativa deles para levarem as demandas das suas unidades até Brasília. A iniciativa permitiu que eles articulassem pela destinação de emendas conforme as necessidades específicas”, situou o reitor. “Dessa articulação, a educação superior do Amazonas obteve três emendas globais da cota do então deputado federal José Ricardo (PT). Para a Ufam, foram aportados cerca de 22 milhões de reais, valor que executamos nas obras dos restaurantes e na aquisição de equipamentos”, completou o professor Puga. “O processo de execução dos valores foi encabeçado pela professora Ana Cláudia, mas tivemos equipes focadas em cada unidade que recebeu recursos dessa emenda parlamentar, todos articulados num esforço coletivo em prol desta Instituição”, concluiu o reitor, elencando os responsáveis por esse trabalho no âmbito do Icet.

O diretor do Instituto, professor Geone Corrêa, destacou a sensação de dever cumprido naquele “momento de entrega”, prosseguindo seu discurso também em tom de agradecimento aos servidores que se comprometeram para tornar realidade um RU adequado a todas as necessidades do público estudantil. “De nossa parte, seguiremos empenhados em obter melhorias para as atividades dos nossos discentes”, enfatizou o gestor. A Prefeitura do Campus Universitário (PCU) foi destacada como  parceira imprescindível ao “encaminhamento de obras relevantes nas unidades fora da sede”.

Nessa mesma linha foi o pronunciamento da graduanda em Ciências: Matemática e Física (CMF), Samily Nunes. Representante do público verdadeiramente alcançado pelas melhorias, a acadêmica agradeceu o empenho da equipe de gestores e técnicos que atuaram ao longo do processo. “Este aqui é o resultado de todo um planejamento para concretizar o projeto de oferecer refeições nutritivas num ambiente novo. Este não é apenas um lugar de alimentação, mas também de encontro e de troca de ideias. Muito obrigada a todos os que tornaram isso possível para nós”, discursou a jovem.

Vinculada ao Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Daest/Progesp), a Coordenação dos Restaurantes Universitários (Cruni) avalia a qualidade da refeição servida aos discentes, e os demais aspectos relacionados às etapas de recepção, tratamento, preparo e distribuição de alimentos em todos os RUs da Ufam, seja na capital ou nas unidades descentralizadas. A coordenadora, TAE Klelia Santos, participou da solenidade e destacou ser esse um “marco importante na assistência estudantil”. “Como coordenadora do Restaurante Universitário e representando a diretora do Daest, professora Karime Bentes, reforço nosso compromisso: garantir e ampliar as condições de permanência dos nossos alunos por meio de ações que promovam o bem-estar, a qualidade de vida e a permanência deles. Nesse escopo está a missão de ofertar alimentação de qualidade e segurança alimentar nos RUs, pois sabemos que a alimentação adequada é essencial ao bom desempenho acadêmico e para a saúde dos alunos”, arrematou ela.  

A obra erguida nasceu como um projeto do TAE Deyvid Andrade, arquiteto no campus da Ufam, localizado em Parintins. Segundo ele, o desenho já estava pronto desde 2012, mas foi em 2022, quando os gestores das unidades fora da sede se reuniram num grupo de trabalho para levantar demandas em comum, que veio a oportunidade de tirar finalmente o projeto do papel. “Fomos a Manaus e reunimos com o prefeito, com engenheiros; e decidimos que esse meu projeto era viável para as quatro unidades onde ainda não havia projeto de RU”, disse ele. Exceto o ICSEZ (cujo projeto é de um arquiteto da PCU), a edificação pensada por Deyvid Andrade foi aprovada para execução nas quatro unidades acadêmicas fora da sede (em Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara e Humaitá). São 590 metros quadrados de área construída com integral atenção às normas de vigilância sanitária, saúde e acessibilidade. “Projetar um restaurante não é fácil, porque exige adequação a muitas normas. Por exemplo, o tamanho e as proporções aplicáveis devem ser compatíveis com quantidade de refeições servidas por dia”, disse o arquiteto, referindo-se à capacidade de fornecimento diária. Em complemento, o prefeito do Campus, engenheiro Milton Oliveira, reforçou que as instalações foram projetadas para atender à demanda de consumo prevista para os próximos dez anos. “A estrutura está apta para recepção, tratamento, preparação e distribuição de alimentos”, finalizou o gestor da PCU. 

  

 

Fim do conteúdo da página