Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Últimas Notícias > POLO OLÍMPICO DE ITACOATIARA 2024
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

POLO OLÍMPICO DE ITACOATIARA 2024

  • Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 10h19
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 10h19

O Campus Universitário Moisés Benarrós Israel, por meio do curso de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, abre inscrições para a 5ª edição do Curso Olímpico de Treinamento Intensivo: Lapidando Talentos - Edição 2024  através do Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI/COTI 2024), no Polo Olímpico de Itacoatiara. As inscrições estarão abertas para os alunos no site do POTI de 22/02/2024 até 10/03/2024. Acesse link para inscrição: https://poti.impa.br/.

Ao todo, o POTI acontece presencialmente em 80 municípios do Brasil, sendo 8 na região Norte e um deles no Amazonas. O Polo Olímpico de Itacoatiara é o único do estado e está sob coordenação do Prof. Me. João Raimundo Ferreira e vice coordenado pelo Prof. Me. Fernando Júnior dos Santos, o projeto conta ainda com a colaboração de vinte e dois discentes do curso de Licenciatura Matemática e Física do ICET.

Alunos matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, farão curso presencial e gratuito de treinamento para Olimpíadas de Matemática aos sábados das 14h às 18h, divididas em três níveis:

- Turma de Nível 1: destinada a alunos matriculados no 6º e 7º ano do ensino fundamental com 50 vagas;
- Turma de Nível 2: destinada a alunos matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental com 50 vagas;
- Turma de Nível 3: destinada a alunos matriculados em qualquer ano do ensino médio com 50 vagas.

As atividades serão realizadas nas dependências do Campus e são constituídas por cinco módulos: Álgebra, Aritmética, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números. Nesse programa, o professor entra como um orientador, mediador e incentivador da aprendizagem, instigando a curiosidade dos educandos por meio de aulas de treinamento, mostrando como frequentemente os temas são abordados nas competições, auxiliando assim na construção de suas estratégias de soluções e contribuindo com o desenvolvimento do raciocínio lógico e da habilidade intelectual dos mesmos. As atividades estão previstas para iniciarem no mês de março e ao final do curso, os alunos participantes receberão certificado de participação emitido pelo IMPA.

OBM e OBMEP


A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é um programa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), sendo uma competição nacional para estudantes dos ensinos fundamental II, médio e universitário das instituições públicas e privadas. A sua página de internet está localizada em http://www.obm.org.br.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do MEC e MCTIC, a OBMEP alcança um universo muito amplo de alunos e professores de escolas públicas de todo o país, teve início em 2005 e objetiva estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Sua página de internet está localizada em http://www.obmep.org.br.

IMPA e SBM

O IMPA é um Instituto de Pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC). É uma das instituições mais respeitadas da ciência brasileira e um dos centros mais reconhecidos de pesquisa matemática no mundo. Sua página de internet está localizada em https://impa.br/.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), é uma associação profissional, fundada em 1969 com sede no IMPA, voltada principalmente para estimular o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Matemática no Brasil. A SBM realiza a OBMEP, a OBM e a SBM em parceria com o IMPA realiza programas de reciclagem de professores de matemática, além de publicar livros específicos para o aprimoramento da matemática básica no Brasil. Sua página de internet está localizada em https://sbm.org.br/.

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES


As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente via internet até as 23h59 do dia 10/03/2024 pelo site https://poti.impa.br/. Os cursos disponibilizados pelo Programa são também sem custo para o estudante.

Na hora de inscrição, não se esqueça de escolher a opção Polo Olímpico de Itacoatiara.

A partir do dia 15/03/24 de março, os alunos inscritos receberão um e-mail com mais informações sobre o funcionamento do Polo Olímpico de Itacoatiara.

Depois de se inscrever no site do POTI e selecionar o Polo Olímpico de Itacoatiara, o aluno será contatado por e-mail (até o dia 13/03) com mais informações sobre o funcionamento do Polo Olímpico de Itacoatiara.

Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (92) 9 9321-7989 (Coordenação).

Fim do conteúdo da página