Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ICET, por meio da comissão de comunicação e CPD, lança seu novo site institucional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

ICET, por meio da comissão de comunicação e CPD, lança seu novo site institucional

  • Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 10h47
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 10h56

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia lançou, na manhã desta quinta-feira, 08/02/2024, seu novo site institucional no modelo do portal-padrão da UFAM e Governo Federal, na plataforma Joomla, administrado e operado pelos servidores Anderson Souza do CPD-ICET e Reinaldo Monteverde - Presidente da Comunicação do ICET. O novo site possibilitará o acesso mais otimizado e responsivo das informações e meios atualizados de transparência das atividades e resultados administrativos e acadêmicos do ICET, além de proporcionar uma melhor experiência de navegabilidade e de acesso à informação de forma mais rápida e interativa. 

Histórico

O lançamento deu-se de forma imprevista e emergente, uma vez que por problemas técnicos no antigo site, da plataforma WordPress comprometeu os dados e código fonte do database impossibilitanto o acesso à área administrativa do site. Foram realizadas diversas manobras, como por exemplo, alterar alguns arquivos da raiz do site, por meio do FTP, na tentativa de solucionar o problema, no entanto, verificamos que não tínhamos permissão para incluir, alterar ou excluir arquivos, pastas e subpastas do diretório raiz, restando-nos apenas a permissão de visualizar os arquivos, pastas e subpastas que compunham a raiz do site do ICET. Então foi solicitado no chamado t_22482 que fossem feitos alguns testes para verificar se o problema era com o Limite de memória, com os plugins instalados ou com o tema adotado, infelizmente, os testes não tiveram sucesso. 

A partir disso, solicitamos que ativassem o debug do Wordpress (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo utilizado no site do ICET) para que pudéssemos verificar o problema por meio dos logs, mas também não funcionou, uma vez que a ativação do debug não retornou nenhum log.


Por fim, diante do insucesso das inúmeras tentativas de recuperar o site do ICET, resolvemos aderir, como as demais unidades do interior, à plataforma oficial da UFAM que utiliza o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) Joomla, adotando, assim, o layout oficial do site da UFAM. 
Acreditamos que essa opção solucionará a raiz dos constantes problemas que ocorriam no site do ICET devido a incompatibilidade das ferramentas necessárias ao funcionamento do CMS Wordpress com as tecnologias adotadas no servidor de hospedagem da UFAM.

Futuro do SITE

O site ainda encontra-se sem muitas informações como portarias, resoluções, dados dos cursos e notícias históricas que foram comprometidas junto com o site antigo, porém o servidor Anderson trabalha no intuito de realizar um backup do banco de dados do antigo servidor, o que fará com que seja upado neste novo site.

 

Atenciosamente, 

Reinaldo Monteverde Soares - Administrador do Site

 

Fim do conteúdo da página