Vem pro icet
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 11h20
imagem sem descrição.

Página criada com objetivo de manter os pesquisadores docentes do Instituto atualizados com as oportunidades de projetos FAPEAM dentro do portal institucional do ICET. Para acessar os editais, basta clicar sobre o título que abrirá diretamente na página de chamamento público, onde encontrará todas as informações do certame.

Prazo de atualização: a cada 15 dias ¶

• EDITAL N.º 018/2024 – PROGRAMA DE APOIO AO INFLUENCIADOR CIENTÍFICO EM CT&I – POP CIÊNCIA / FAPEAM

• 1. OBJETIVO

Apoiar pesquisadores para atuarem como influenciadores científicos e representantes de temas significativos na ciência, com o propósito de ampliar a disseminação, popularização, difusão do conhecimento e fomentar o engajamento público com a pesquisa científica no Estado do Amazonas. Essa iniciativa busca reforçar os laços entre a comunidade científica e a sociedade, enfatizando a relevância da ciência para o avanço social, econômico e ambiental, sendo assim difundir os resultados e impactos de pesquisas apoiadas (2023/2024) pela FAPEAM e desenvolvidas no estado do Amazonas.

• EDITAL N.º 015/2024 – PROGRAMA DE APOIO E INOVAÇÃO À TECNOLOGIAS EMERGENTES – INOVATEC+.

• 1. OBJETIVO

Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, voltados ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias disruptivas, que visem a criação de tecnologias emergentes com potencial para transformar mercados, criar novos modelos de negócio e gerar impacto econômico e social positivo no Estado do Amazonas.

• EDITAL N.º 014/2024 – PROGRAMA DE APOIO À PESQUISAS E AÇÕES ESTRATÉGICAS EM BIOECONOMIA – BIO CT&I / FAPEAM

• 1. OBJETIVO

Promover pesquisa científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento e aprofundamento da bioeconomia, mediante a seleção de propostas de projetos de pesquisa, visando contribuir com iniciativas que favoreçam o processo de resiliência em relação aos impactos das mudanças climáticas, e gerando ao mesmo tempo benefícios sociais, ambientais, econômicos e sustentáveis no estado do Amazonas.

• EDITAL N.º 010/2024 – PROGRAMA DE AMPARO À GRADUAÇÃO – PROGRADUAR – EDIÇÃO 2024

• 2. OBJETIVO

Apoiar, por meio da concessão de bolsas, estudantes de graduação oriundos do interior do Amazonas, indígenas, afrodescendentes ou pessoas com deficiência que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou vestibular indígena, entre os anos de 2020 a 2024, que ingressaram em universidades públicas do estado do Amazonas ou fora do estado.

• EDITAL N.º 009/2024 – PROGRAMA DE FIXAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O INTERIOR DO ESTADO: MESTRES E DOUTORES POR CALHA DE RIO – PROFIX-RH

1.1. Geral

Eleger propostas para concessão de quotas de bolsas e auxílio financeiro visando a atração e fixação de mestres e doutores para atuarem no interior do estado por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa, tecnologia ou inovação, em Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES/P), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, localizadas no interior do estado do Amazonas, visando à promoção do desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) com vistas ao impacto social e  econômico da região.

• EDITAL N.º 008/2024 – PROGRAMA HUMANITAS – CT&I FAPEAM – EDIÇÃO 2024

1.1 Geral

Financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, na área de Ciências HumanasLinguística, Letras e Artes e Sociais Aplicadas que contribuam para o desenvolvimento da área de humanidades e linguística com vistas a produzir conhecimentos inovadores e fornecer contribuições efetivas para solução de problemas amazônicos;

• EDITAL N.º 007/2024 – PROGRAMA JOVEM CIENTISTA NA PESCA ARTESANAL – MPA/FAPEAM

• 2. OBJETIVOS

2.1 Geral

Selecionar propostas para concessão de auxílio-financeiro a projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores de instituto de pesquisa e/ou ensino superior em colaboração com professores do ensino médio da rede pública de ensino e de bolsas de iniciação científica júnior voltada para alunos do ensino médio da rede pública, que sejam jovens da pesca artesanal (incluindo alunos pescadores artesanais indígenas), visando apoiar atividades nos campos das ciências e carreiras tecnológicas, permitindo o avanço do conhecimento em temas ligados às realidades das comunidades pesqueiras artesanais do Brasil, a partir das diversas áreas do conhecimento.

DIRETRIZES ESPECÍFICAS – PROGRAMA HORIZON EUROPE 2021-2027

Download do edital PDF

1. OBJETIVOS

1.1. GERAL

O Programa Horizon Europe visa financiar projetos de pesquisa e inovação que tenham como propósito combater as alterações climáticas, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e estimular a colaboração em pesquisas e apoia a criação e uma melhor difusão de tecnologias e conhecimentos de excelência;

• CHAMADA PÚBLICA N.º 004/2023 – CONFAP – INICIATIVA AMAZÔNIA +10 – EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS
  • Download do edital PDF

1.1. GERAL

Incentivar a realização de expedições científicas multidisciplinares, como um instrumento importante para a organização das coletas em torno de perguntas de pesquisas científicas relevantes para a região amazônica.

• DIRETRIZES ESPECÍFICAS – CHAMADA CONFAP & WALLONIE BRUXELLES – BÉLGICA 2024 – “CHAMADA CONFAP–WBI 2024”

Vigência: 16/05/2024 até 12/07/2024

1.1. GERAL

Apoiar projetos de pesquisa conjuntos, principalmente nos domínios das ciências da vida (saúde e tecnologias médicas), das ciências agrárias e das tecnologias de produção agroalimentar, das ciências da engenharia (mecânica e física, química e energia, transportes e logística, aeronáutica e espaço, materiais), das tecnologias ambientais e digitais, bem como qualquer projeto ligado à Amazônia, a fim de promover o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica;

Vigência: 29/05/2024 até 28/06/2024
  • 2. OBJETIVOS