Aluno do ICET é aprovado em mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)

O aluno do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM), Clinton Hudson Moreira Pessoa foi aprovado para o curso de mestrado da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

Dividido em i) Prova Específica; ii) Prova de Títulos; e iii) Plano de Pesquisa, o processo seletivo ofereceu 30 vagas de Mestrado para o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC).

O PESC é um dos 13 programas que integram o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), encontrando-se em situação privilegiada no quadro nacional de pesquisa em Computação por estar sediado em uma unidade acadêmica que congrega diversos programas de nível seis e sete na CAPES de diversas áreas da Engenharia.

Clinton Hudson tem 23 anos, é
natural de Parintins/AM e cursou Engenharia de Software no ICET/UFAM no período
de 2015 a 2020. Aluno dedicado, Clinton já havia sido selecionado, em 2017,
para o Programa Andifes/Santander de Mobilidade Acadêmica Nacional.

Entrevista
com o discente

1- Como foi o processo seletivo?
O processo foi dividido em três etapas: 1 – Prova Específica; 2 – Prova de Títulos; 3 – Plano de Pesquisa.

2- Como se sente com o resultado?
Estou bastante feliz e entusiasmado. A COPPE/UFRJ é umas das grandes instituições de pesquisa do país, então não poderia estar mais animado.

3- Qual a importância do ICET para esse resultado?
O ICET foi meu impulsionador, foi o start do meu desejo pela pesquisa e pelo meu crescimento profissional. Sem as lições aprendidas nada disso seria possível.

4- Quais as expectativas para o início do Mestrado?
A expectativa é a das melhores possíveis. É claro que as aulas acontecerão, inicialmente, de forma remota em razão da pandemia, mas não diminui em nada a ansiedade em trabalhar juntamente com grandes profissionais e em áreas de pesquisas tão interessantes.