Divulgando cursos: conheça um pouco sobre o curso de Farmácia do ICET

13 jan
image_pdfimage_print

O Curso de Ciências Farmacêuticas está vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

O Curso oferece a modalidade Bacharelado, conferindo ao egresso à titulação de Farmacêutico. O Curso tem por objetivo atender as competências e habilidades necessárias à formação do Farmacêutico generalista.

As práticas pedagógicas atuarão como eixos articuladores entre as disciplinas componentes do currículo.

O profissional formado em Ciências Farmacêuticas está preparado para atuar nas áreas de medicamentos, cosméticos, alimentos, análises clínicas e toxicológicas. O campo de atuação profissional abrange: – farmácias hospitalares, de manipulação e de dispensação; – indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos; – laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; – instituições de saúde pública; – instituições de ensino e pesquisa.

Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Na área de medicamentos o profissional é capaz de desempenhar atividades técnico-científicas em drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopática e indústria farmacêutica, na produção, controle de qualidade de medicamentos e vigilância sanitária. Pode também atuar em indústrias cosméticas, e de produtos de higiene e limpeza. Devido aos conhecimentos adquiridos pode atuar nas áreas de pesquisa em Biologia, Bioquímica, Fisiologia, Química, Farmacologia e afins. Atua no aconselhamento integrado do paciente e na educação sanitária.

Objetivos do curso Geral:

Formar profissional farmacêutico com características generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, e capacitá-lo ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio dirigindo sua atenção para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *