Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Comissão Local de Biossegurança do ICET

O ICET instituiu a Comissão Local de Biossegurança do ICET (CLBio-ICET), mediante a Portaria Nº 24 – Direção/ICET, de 29 de maio de 2020 (com retificação na Portaria Nº 27 de 26 de junho de 2020), responsável por elaborar o Plano de Biossegurança do ICET, adequando à realidade local do ICET, e acompanhar sua implementação. Além disso, compete à CLBio-ICET realizar consultas públicas e campanhas junto à Comunidade Acadêmica do ICET, com o intuito de diagnosticar fragilidades e demandas, bem como para possibilitar um retorno seguro às atividades presenciais.
USO DOS LABORATÓRIOS DO ICET
Orientações para o preenchimento dos documentos para ATIVIDADES ESSENCIAIS dos alunos da graduação (projetos, PIBIC, TCC, PACE, PIBEX, PIBID, RP) e pós-graduação (mestrado):
- Enfatizar aos alunos sob sua orientação, a importância de estar com esquema vacinal completo;
- Preencher a Planilha de solicitação, indicando o local (Bloco e número do laboratório), tipo de atividade, período e dados pessoais do aluno. Recomendamos que as atividades não excedam a seguinte carga horária semanal:
- Em Alto e Médio risco: 30 horas para atividades da pós-graduação e 12 horas para da graduação;
- Em Baixo risco: 40 horas para atividades da pós-graduação e 20 horas para da graduação;
- Marcar os horários na Planilha de Agenda do Escalonamento. Recomendamos a seguinte ocupação dos espaços:
- Em Alto risco: até 8 alunos (Labs de 62m²) / até 4 alunos (Labs de 31m²);
- Em Médio risco: até 12 alunos (Labs de 62m²) / até 6 alunos (Labs de 31m²);
- Em Baixo risco: até 16 alunos (Labs de 62m²) / até 8 alunos (Labs de 31m²);
- Assinar o Termo de compromisso do docente e discente: firmar termo mediante as principais normas de uso dos laboratórios e do Plano de Biossegurança;
- Ler e disponibilizar ao aluno o Guia de acesso dos Laboratórios: garantir que seus alunos estejam familiarizados com os protocolos de segurança e capacitados a cumpri-los, bem como tenham acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs);
- Em caso de atualização de horários, solicitamos que a planilha seja alterada e que a CLBio seja notificada para liberação junto à Coordenação Administrativa e portaria.
USO DAS SALAS DE PROFESSORES
- Marcar os horários na Planilha de Agenda do Escalonamento. Recomendamos a seguinte ocupação do espaço:
- Em Alto risco: até 2 professores;
- Em Médio risco: até 3 professores;
- Em Baixo risco: até 5 professores.
Qualquer excepcionalidade poderá ser tratada caso a caso e permanecemos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
*Mediante novas orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFAM e da Pró-Reitoria de Pesquisa-PROPESP, as medidas de controle de acesso podem ser alteradas.
LABORATÓRIOS
Planilha de solicitação (download)
Planilha de Agendamento do Escalonamento (link)
Termo de Compromisso do Docente e Discente (download)
Guia de Acesso aos Laboratórios (download)
SALA DOS PROFESSORES
Planilha de Agendamento do Escalonamento (link)
**Lembramos que é necessário estar logado com o e-mail Institucional para ter acesso a edição da Planilha de Agenda do Escalonamento.
CONTATO
E-mail: clbioicet@ufam.edu.br