IFAM – Campus Itacoatiara inaugura Estação Experimental de Aquicultura

6 set

O Instituto Federal do Amazonas – campus Itacoatiara inaugurou no último dia 02 de setembro de 2021 a Estação Experimental de Aquicultura, que conta com dois laboratórios construídos a partir do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas – FAPEAM, através do Edital PAINTER.

O projeto coordenado pelo professor Rondon Yamane tem como objetivo desenvolver um sistema de aquaponia a partir de um método alternativo de construção visando à montagem de tanques para produção de peixes com baixo custo utilizando o bambu como principal matéria prima.

Outro projeto, coordenado pelo professor Erico Luis Hoshiba Takahashi, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET/UFAM, possui uma estrutura que conta com 15 caixas d´água em sistema de recirculação de água. A estrutura foi montada para avaliar a potencialidade do peixe amazônico Geophagus altifrons para uso na piscicultura.

O objetivo desse evento foi apresentar para a comunidade os novos laboratórios, além de agradecer e prestar contas aos parceiros dos projetos: Litiara Indústria Cerâmica da Amazônia Ltda, Ambev e Caru Eco Camping.
Representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Litiara Indústria Cerâmica da Amazônia Ltda, do IDAM e da sociedade civil participaram da cerimônia de inauguração da Estação Experimental de Aquicultura “Francisco Orlando Jordão”, uma homenagem ao grande parceiro do campus, que faleceu no último dia 15.

Estas primeiras unidades experimentais, além de gerar conhecimento a partir das pesquisas realizadas, servirão de laboratórios práticos para a formação os discentes das duas instituições.