Área do ingressante

Calendário Acadêmico ( Resolução nº 024/2022-CONSEPE ) (clique aqui)
Ensalamento 2022.2: ACESSE AQUI

MAPA DO ICET



O que é matrícula institucional?
Proeg responde: ” Matrícula Institucional é o ato de ingresso na Universidade Federal do Amazonas, é o momento em que o candidato aprovado em Processo Seletivo se torna aluno da Ufam”

O Que é matrícula em disciplinas?
Proeg responde: ” É a matrícula via Portal Ecampus nas disciplinas oferecidas pelas coordenações de cursos”

Como cancelar disciplinas?
Proeg responde: ” O cancelamento de disciplinas pode ser feito durante a 2ª e 3ª inscrição, ou por meio de recurso via Portal Ecampus

Como solicitar aproveitamento de estudos feitos em outra universidade?
Proeg responde: ” Para solicitar aproveitamento de estudos feita em outra universidade ou instituição de ensino superior o aluno deve autenticar cópias do histórico e das ementas, digitalizar e enviar por meio do Portal Ecampus para coordenação do respectivo curso. Obedecer prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico “

Como solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas na Ufam com o mesmo código?
Proeg responde: “Por meio do Portal Ecampus o aluno solicita transferência de realização de créditos, a inclusão no histórico é feita automaticamente. “

Quais são os Programas Acadêmicos oferecidos para os alunos de graduação?

Proeg responde: “Além das bolsas de pesquisa e de extensão, a Ufam oferta aos alunos da graduação bolsas acadêmicas para os Programas de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Monitoria, Programa de Residência Pedagógica “

Como solicitar declaração?
Proeg responde: Por meio do Portal Ecampus é possível obter diversos tipos de declarações. Situações mais específicas devem ser enviadas à Coordenação de Orientação Acadêmcica (COA). Saiba aqui quais são as declarações disponíveis nos Portal Ecampus.

O que é trancamento de disciplinas?
Proeg responde: ” Trancamento de disciplina é o ato de trancar uma ou mais disciplinas durante um semestre. O trancamento de disciplinas é feito por meio do Portal do ECampus e deve ser solicitado de acordo com  calendário acadêmico.”
Período: 07/08/2023 11/08/2023

TRANCAMENTO DE CURSO 2022/2:

Período para o aluno solicitar, diretamente no Portal e-campus, o trancamento de Curso para o PERÍODO 2022/2.
Período para solicitar: 25/09/2023 29/09/2023 e 09/10/2023 13/10/2023

Como solicitar correção de notas e faltas?
Proeg responde: ” As correções de notas e faltas deve ser feita diretamente ao professor da disciplina, de acordo com as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico.”

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS 2023/1 –
Período para o discente solicitar o aproveitamento via E-campus nas funções: Transferência de realização, atividade institucional, artigos científicos, disciplinas optativas e disciplinas obrigatórias. Orientações conforme versão atualizada do Manual do Aproveitamento de Estudos, disponível na página da PROEG.
Período de solicitação: 01/09/2023 11/09/2023 e 01/11/2023 10/11/2023

FINAL DAS AULAS DO PERÍODO LETIVO 2023/1: 07/11/2023

Atividades institucionais (PIBIC, PET, Monioria, Programas e Projetos de Extensão, de Pesquisa, e Estágio não obrigatório, vinculados ao Ensino de Graduação e à matriz curricular do curso em que o aluno se encontra matriculado) podem ser aproveitados como carga horária optativa?
Proeg responde: ” Sim. O aluno deve solicitar via e-campus por meio da função aproveitamento de atividade institucional no prazo previsto em portaria e calendário acadêmico. “

Acesso a legislações e resoluções:

Legislação referente ao Ensino de Graduação: acesse aqui
Resoluções e deliberações dos Conselhos: acesse aqui

Entre em contato com o ICET

Coordenação Acadêmica
caicet@ufam.edu.br
Assuntos relacionados à oferta de disciplinas, solicitação de disciplinas e turmas extras, reclamações e denúncias, dúvidas sobre questões pedagógicas e institucionais.

secretariacaicet@ufam.edu.br
Dúvidas sobre editais de monitoria, solicitações e pedidos de documentos e declarações em geral, , dúvidas sobre questões institucionais.

Gerência de Patrimônio

patrimonioicet@ufam.edu.br
Distribuição e controle de materiais permanentes e de consumo; Distribuição de material para laboratório (reagentes, vidrarias e acessórios); Reservas de espaços de uso comum – Auditório, Miniauditório, Sala de reunião; Reservas do uso dos veículos institucionais;

Biblioteca

bibliotecaicet@ufam.edu.br
Para informações sobre todas as atividades da biblioteca, bem como os serviços e recursos disponíveis, emissão especial de nada consta, reposição e substituição de obras, dúvidas e reclamações.

referenciabibicet@ufam.edu.br
Para informações sobre o uso do sistema pergamum, bases de dados e solicitação de levantamento bibliográfico.


Veja as fotos da última acolhida 2023.1