Nova diretoria do ICET toma posse para o quadriênio 2021/2025

1 set
image_pdfimage_print

A cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam) aconteceu na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro de 2021, com transmissão online pelo Youtube, no Canal UFAM. O evento contou com a presença dos novos gestores: diretor, professor Geone Maia Corrêa, coordenadora acadêmica, professora Nayana Cristina Gomes Teles e coordenador administrativo, TAE Naydson Lima de Aquino. A solenidade de posse foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Mário Puga.  

A mesa de honra foi composta ainda por membros da gestão anterior: o professor Valdomiro Lacerda Martins, ex-coordenador acadêmico,  e a TAE Maria Eliane Barbosa Lacerda, ex-coordenadora administrativa. O reitor, professor Sylvio Puga, após a abertura oficial da solenidade prosseguiu com a leitura curricular dos novos diretores pela mestre de cerimônia, e solicitou a realização do juramento de compromisso junto a Instituição. Em seguida, foi lido e assinado o termo de posse.

Em sua fala, o reitor reafirmou o compromisso de apoiar as unidades acadêmicas. “Determinei a toda equipe para dar total apoio às unidades acadêmicas da Ufam. Estamos focados para dar o suporte necessário aos gestores das unidades da Instituição. A solenidade é um momento de celebração para o Instituto porque representa a escolha da maioria e o compromisso de trabalhar ainda mais para melhor atender. Conheço bem como funciona uma unidade acadêmica, já fui diretor, e sei o trabalho que dá. O ICET é uma unidade acadêmica estratégica porque fica localizado no médio Amazonas e tem contribuído na transformação da região. Nosso papel como gestor é trabalhar para vencermos os desafios e oferecer o ensino de qualidade”, disse.

O professor Valdomiro Lacerda e a TAE Maria Eliane Lacerda fizeram, em seus discursos, votos de agradecimentos pela união de forças às coordenações acadêmica e administrativa, que resultou em grandes avanços ao longo da última gestão. “Agradeço aos docentes, TAEs e discentes. Todos são atores igualmente importantes para  a existência, manutenção e sucesso do ICET”, destacou o professor Valdomiro Lacerda. Os ex-coordenadores desejaram sucesso aos novos dirigentes no próximo quadriênio.

Para o TAE Naydson Lima de Aquino, coordenador administrativo, o trabalho em conjunto da comunidade acadêmica contribuirá para a consolidação do Icet/Ufam. “Todos nós, TAEs, docentes, discentes somos um só ICET e vamos avançar trabalhando juntos para entregar essa gestão com grandes progressos”, finalizou o coordenador administrativo. 

A professora Nayana Cristina Gomes Teles, coordenadora acadêmica, agradeceu à confiança durante o processo de consulta para a escolha da gestão do Instituto e ressaltou o compromisso firmado de acolher, incluir e avançar. “Teremos uma gestão participativa e inclusiva, que preze, acima de tudo, pela ética, respeito e honestidade das relações. Aceitamos este desafio porque acreditamos que a universidade deve ser pública, gratuita, laica e socialmente referendada e porque assumimos, como compromisso de vida “educar”, em toda a complexidade implicada no verbo educar”, enfatizou a professora.

“A Ufam comemorou esse ano 30 anos em Itacoatiara. O ICET completou 14 anos e nossa missão é entregar o Instituto melhor em 2025. Isso certamente irá acontecer porque a nossa comunidade trabalha com o sentimento de sempre fazer o melhor pela nossa unidade acadêmica. Nesse novo ciclo, me sinto muito mais preparado para continuar promovendo a busca por um ensino ainda melhor. Agora com a missão de acolher, incluir e avançar. Continuar em luta, almejando o melhor para a nossa centenária Ufam e especialmente para o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet)”, afirmou o diretor Geone Maia.

Assista a solenidade de posse no Canal UFAM

Saiba mais sobre os novos gestores

Geone Maia Corrêa (diretor): Possui o ensino médio técnico profissionalizante de Técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Amazonas ETFAM (1999). Graduação em Licenciatura em Química (2004) e Mestrado em Química (2007) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluiu o Doutorado em Química (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia (2007-2009), Coordenador do curso de Química Industrial (2013-2015) e Coordenador Acadêmico (2016-2019); Aprovou projeto na FAPEAM para a realização da I – Olimpíada de Química em Itacoatiara. Entre 2007-2021 coordenou projetos de pesquisa com financiamentos pelo CNPQ e FAPEAM, além de desenvolver atividades de extensão no ICET. Atua no magistério superior desde 2006, e atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Amazonas (ICET-UFAM). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química orgânica e Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Plantas medicinais da região Amazônica, Óleos essenciais, cromatografia e ensaios biológicos. Recentemente aprovou projeto de pesquisa no edital 003- PAINTER/FAPEAM, e, em janeiro de 2019 foi nomeado Diretor do ICET.

Nayana Cristina Gomes Teles (coordenadora acadêmica): Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Coordenadora Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FACED/UFAM. Pesquisadora na área de formação de professores e desenvolvimento profissional docente. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) que reúne professores das áreas de Educação e Ensino de Ciências que atuam no ICET/UFAM. Atualmente desenvolve o Projeto de “Mentoria de Professores de Ciências” aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 ? PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA Ensino de Ciências na Educação Básica e o projeto de pesquisa “Uma Agenda de Pesquisa para a EJA: Análise da Formação, Metodologias e Estratégias dos professores que atuam nessa modalidade no Município de Itacoatiara/Amazonas”, aprovado no Edital 03/2020 PAINTER/Fapeam.

Naydson Lima de Aquino (coordenador administrativo): Assistente em Administração da Universidade Federal do Amazonas. Tem formação pedagógica. Possui experiências Administrativas em empresas privadas como: Tapajós Alimentos LTDA, Missão Oeste do Pará, SENAI/PA nas áreas: Contábil, Gestão de Pessoas e Almoxarifado e em 2009 até 2014 foi secretário escolar da SEDUC/PA na cidade de Santarém/PA. Em 2014 ingressou no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia como Assistente em Administração, inicialmente auxiliando a Coordenação Administrativa contribuindo com as atividades desenvolvidas pela Coordenação, como na elaboração do boletim de frequência dos servidores do Instituto. Participou da equipe da Divisão de Assistência Estudantil e da Coordenação do Núcleo de Acessibilidade EU APOIO. Em 2017 assumiu a Gerência de Recursos Humanos do ICET. Teve participação efetiva no projeto de descentralização de atividades que antes pertenciam exclusivamente a SEDE como: publicações das etapas de concursos e PSS do magistério superior, nomeação e contratação de professores substitutos, desbloqueio de acesso ao SIGEPE, acompanhamento e homologação de férias entre outras atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *