Professores do ICET apresentam projeto em escola do Município – PACE 2020/1 – 1

29 abr

O projeto intitulado”Lixo e o Ensino de Ciências: Entrelaçando Caminhos” PACE 2020/1 – 1, coordenado pelos professores Dominique Fernandes de Moura do Carmo, Geone Maia Corrêa, Jean Michel dos Santos Menezes e em colaboração com a Professora de Ciências Josiele Viana,  o gestor Ronny Guimarães e a pedagoga Jeanny Maria de Oliveira, foi aplicado na Escola Estadual Maria Ivone de Araújo com a  proposta de conscientização ambiental através da temática lixo.

Os alunos dos cursos de Licenciatura em ciências: química e biologia e farmácia do ICET:

• Alessandra Glória Cárdenas,
  • Dâmila Ferreira Costa,
  • Shirlen Teixeira Soares
  • Pedro Franciney Vieira Brasil
  • Elizabely Cruz da Silva
  • Ana Cláudia Batista de Oliveira
  • Joysse Mara Campos Bastos
  • Valéria Soares Batista
  • Celine Menezes de Souza

Desenvolveram atividades com turmas do 9 ano do Ensino Fundamental  para promoção do conteúdo proposto, foram realizadas palestras, jogos e premiações. Através deste projeto os alunos puderem perceber que O lixo faz parte da história do homem, já que a sua produção é inevitável, podendo ser definido como uma diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências. O aumento da produção de lixo e seu descarte inadequado chamam a atenção pelos impactos que podem causar nas nossas vidas. Sendo assim, se faz necessária a presença da Educação Ambiental nas aulas da Educação Básica, principalmente nas aulas de Ciências, tendo como possibilidade de tema, o Lixo. A Educação Ambiental se apresenta como uma alternativa que promove mudança nas atitudes da relação da sociedade com a natureza, favorecendo a conscientização ambiental dos alunos. Desse modo, o projeto alcançou seu principal objetivo: promover a Educação Ambiental de alunos de Ciências do Ensino Fundamental a partir do tema Lixo.