Sidney Souza dos Santos, egresso do PPGCTRA, recebe prêmio de melhor dissertação

8 nov

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, homenageia Sidney Souza dos Santos, sob a orientação do Professor Dr. Gustavo Perotti pela escolha de melhor dissertação de 2022, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos – PPGCTRA

O discente Sidney Souza dos Santos, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, PPGCTRA, recebe prêmio de melhor dissertação da PROPESP, o evento aconteceu no último 06 de Novembro de 2023.

O evento Prêmio PROPESP de melhores teses e dissertações, organizado pela prof. Jerusa Araújo Quintão, Diretora de Acompanhamento e Avaliação da PROPESP e a Pró-Reitora, Profa. Adriana Malheiro Alle Marie, contou com a presença de diversos orientadores e egressos dos mais diversos PPG’s da UFAM.

Considerando os diferentes métodos de preparação de nanopartículas de prata (AgNPs), a rota biológica se apresenta como uma alternativa interessante devido ao seu baixo impacto ambiental e ao uso de matérias-primas renováveis no processo. Os extratos vegetais têm mostrado resultados promissores na produção de AgNPs, além disso, existem uma grande diversidade de plantas na região amazônica cujo seus extratos (caule, fruto, semente e folha) podem ser usados como agentes biorredutores em rotas sintéticas alternativas. O trabalho teve como principal objetivo investigar a formação de AgNPs através da síntese mediada por extratos aquosos da polpa de tucumã (Astrocaryum aculeatum) em diferentes condições, avaliando o impacto da variação de condições experimentais na obtenção das dispersões das nanoestruturas.

Meu nome é Sidney Souza Dos Santos, sou formado em química e Biologia (2019), Mestre em Ciências e Tecnologia de Recursos Amazônicos (2022) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente sou aluno de doutorado em Ciências do Matérias pela Universidade Estatual Paulista (Júlio Mesquita Filho) – UNESP. Em outubro de 2022 fui classificado no edital CAPES print para um doutorado sanduíche em Braga/Portugal, no qual voltei a pouco tempo. Fiquei durante seis meses fazendo parte na minha pesquisa no International Iberian Nanotechnology Laboratory – INL.

Estou muito contente em receber o prêmio, pois é o reconhecimento simbólico de muito esforço e dedicação. Muitos professores me ajudaram durante minha trajetória acadêmica, em especial o meu orientador de mestrado, e dedico ao mesmo o prêmio, obrigado Prof. Dr. Gustavo Frigi Perotti pela orientação e apoio que me foi oferecido durante a pesquisa e pelo incentivo a continuar essa caminhada acadêmica. Também quero deixar um muito obrigado a toda equipe do LEMAv (Karoline, Gabriela, Sabrina e Ricardo) pela ajuda nos experimentos.

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia parabeniza o egresso pelo feito e pela trajetória no Doutorado, e que Sidney Souza dos Santos continue incentivando jovens egressos dos cursos do ICET a almejarem tal trajetória acadêmica como a do premiado.

Redação e imagens por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *