ICET conclui plenária da Assembleia Setorial Estatuinte no último dia 14/06

• Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 16h49
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 10h41

O ICET concluiu, na última sexta-feira, 14/06 a plenária com a comunidade acadêmica no auditório da unidade, a plenária contou com a comunidade acadêmica contando com docentes, discentes e técnicos-administrativos em educação que discutiram os destaques às propostas dos grupos de trabalho. Sendo presidido pela coordenadora da comissão setorial, profa. Dra. Nayana Cristina Teles, a assembleia ocorreu dentro do prazo previsto e com participação de interesse de toda comunidade, onde, ao final, foi escolhido os delegados que representarão as classes discente, docente e TAE.

O III Processo Estatuinte da UFAM teve início em março de 2024 e tem como objetivo reformar o Estatuto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de forma democrática, com a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e organizações da sociedade. Para isso, o III Processo Estatuinte foi dividido em Assembleias Setoriais Estatuintes (organizadas pelas Comissões Setoriais Estatuintes nas Unidades Acadêmicas e Administrativas), de Audiências Públicas Estatuintes Temáticas (momento de ouvir a sociedade amazonense em geral), do III Congresso Estatuinte, até a apreciação, debate e votação do texto proposto, que acontecerá no III Congresso Universitário Estatuinte, durante o Consuni, no período de 26 a 30 de agosto de 2024.

A Assembleia Setorial Estatuinte tem o objetivo de ouvir a comunidade acadêmica sobre temas presentes no Estatuto da instituição.
  •  A eleição dos delegados para o III Congresso Universitário Estatuinte da UFAM é importante porque esses representantes serão responsáveis por apresentar contribuições à reforma do Estatuto da UFAM durante o congresso. Eles terão a oportunidade de expressar as opiniões e interesses da comunidade universitária do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, contribuindo ativamente para as discussões e decisões relacionadas à reforma estatutária da universidade.
  • Dos temas a serem discutidos na Assembleia Setorial:
  • Tema 1 - Disposições Gerais, correspondente ao Título I Universidade, Finalidade, Princípios e Constituição Básica.
  • Tema 2 - Administração superior e órgãos deliberativos superiores da universidade, correspondente a primeira parte do Título II a saber Da Administração Universitária, Da Administração Superior, Dos órgãos deliberativos superiores.
  • Tema 3 - Administração universitária da reitoria aos órgãos suplementares, correspondente a segunda parte do Título II a saber Da Reitoria, das Unidades, dos Colegiados e dos Órgãos suplementares.
  • Tema 4 - Regime didático-científico e diplomas, correspondente aos Títulos III e V.
  • Tema 5 - Comunidade Universitária, correspondente ao Título IV. 2.1.6
  • Tema 6 - Patrimônio e regime financeiro às disposições finais, correspondente aos Títulos VI e VII.

Delegados escolhidos na plenária

Discentes:

• Milton Santana Melo (Delegado)
  • Nicole Oliveira da Rocha
  • Samily Monteiro Nunes
  • Tiago dos Santos Mendonça
  • Pedro Franciney Vieira Brasil (Suplente)

Docentes:

• Margarida Carmo de Souza (Delegada)
  • Flavio Nogueira da Costa
  • Rute Holanda Lopes
  • Ariane Batista Maquiné (suplente)