PROGRAMA NACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA – (MNPEF)

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 15h42
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 15h52
imagem sem descrição.

Sobre o Programa Nacional

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Sobre o Polo 64 – UFAM

O Polo 64 – Ufam

Foi credenciado pela SBF em 2022 e tem suas atividades regulares funcionando nos Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) localizado na cidade de Itacoatiara e no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) localizado na cidade de Coari. O polo oferecerá, para o processo seletivo de 2023, 8 vagas (5 em Itacoatiara e 3 em Coari), que serão ocupadas por professores que atuam no ensino básico e/ou superior, após aprovação em processo seletivo realizado pela Sociedade Brasileira de Física em conjunto com o Polo.

Linha de Pesquisa

Física no Ensino Fundamental

Área de concentração: Física na Educação Básica, Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.

Física no Ensino Médio

Área de concentração: Física na Educação Básica Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.

Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física

Área de concentração: Formação de professores de Física em nível de mestrado Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.

Colegiado

Colegiado do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 64 (MNPEF-64) para mandato entre 24/08/2022 a 24/08/2024

Docentes Titulares ICET

• Paulo Louzada Castro de Oliveira (Coordenador)
  • Alyson Paulo Santos
  • Marco Aurélio dos Santos Cruz
  • Silvina Paola Gómez Martínez
  • Wagner Gomes Rodrigues Junior
  • Fernando Fulgencio León Avila
  • Lúcio Fábio Pereira da Silva

Docentes Colaboradores

•  Jean Michel dos Santos Menezes

Docentes Titulares ISB

•  Tiago Gonçalves Santos (Vice-Coordenador)
  •  Adriano Pereira Guilherme
  •  Otávio Augusto Capeloto
  • Vanusa Bezerra Pachêco
  • Ana Claudia Kaminski
  • Fernando Albuquerque Luz
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Disciplinas

É obrigatório que o aluno cumpra 32 créditos durante seu curso no MNPEF, sendo 24 em disciplinas obrigatórias e 8 em disciplinas optativas. Além de cumprir os créditos obrigatórios, o estudante também deve desenvolver um produto educacional, aplicá-lo adequadamente, apresentar e defender uma dissertação contendo seus resultados e discussões sobre a aplicação do produto.

As disciplinas que são ofertadas pelo Polo 64 – UFAM estão divididas em obrigatórias e optativas conforme descrições a seguir:

I. Obrigatórias:

• Termodinâmica e Mecânica Estatística (4 créditos, 60h)
• Eletromagnetismo (4 créditos, 60h)
• Mecânica Quântica (4 créditos, 60h)
• Física Contemporânea (4 créditos, 60h)
• Marcos no desenvolvimento da Física (2 créditos, 30h)
• Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem (4 créditos, 30h)
•  Acompanhamento da implementação do produto educacional (2 créditos, 30h) (antiga Estágio Supervisionado)

II. Optativas (O aluno deve escolher uma disciplina de cada módulo)

II.a Módulo Experimental/Computacional
• Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental. (4 créditos, 60h)