Vem pro icet

Curso de Ciências: Química e Biologia e Farmácia realizam prática de Campo no ICB1-UFAM e INPA

• Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 11h12
  • Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 11h12

Entre os dias 08 e 10/7, 32 alunos dos cursos de Ciências: Química e Biologia e Farmácia participaram de uma prática de Campo no âmbito das disciplinas Genética e Genética Molecular, sob supervisão da Profa. Welma Carneiro. As atividades foram bastante diversificadas:  no ICB1-UFAM, o experimento de Transformação de Bactérias foi realizado no laboratório didático de Genética, supervisionado pela equipe do Prof. Edmar Andrade.

Também puderam conhecer o Centro de Apoio Multidisciplinar - CAM/Ufam. No dia seguinte, realizamos uma visita temática ao Centro de Bionegócios da Amazônica -CBA com a demonstração dos principais projetos desenvolvidos nos diferentes laboratórios deste centro, os quais envolvem ilustram grande potencial biotecnológico dos produtos da nossa região.

O último dia de prática foi realizado no Laboratório Temático de Biologia Molecular- INPA, os discentes puderam conhecer a rotina básica de um laboratório de estudos genéticos, guiados pela Dr. Kyara Formiga. No período da tarde, um ciclo de palestras das principais linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos na área de Genética molecular foram apresentados.

A prática de campo é uma atividade muito proveitosa para alunos de graduação, que visa proporcionar conhecimento aplicado por meio de vivências extraclasses e oportunizar novos horizontes profissionais.