Química Industrial - IT06
Informações Gerais
-
- Nome: Química Industrial
- Modalidade de ensino: Bacharelado
- Modalidade de oferta: Presencial
- Titulação: Bacharel em Química Industrial
- Número de vagas oferecidas pelo curso: 50
- Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SiSU), Processo Seletivo Contínuo (PSC) e Processo Seletivo para o Interior (PSI)
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo de integralização: 9 semestres (mínimo) e 15 semestres (máximo)
- Carga horária total: 3.220 horas
- Local/Endereço de funcionamento: Rodovia AM-010, km 261, Itacoatiara-AM, CEP: 69.109-899 (Campus II) e Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, Tiradentes, Itacoatiara-AM (Campus I)
- Atos legais do curso: Resolução 023/2007 - CONSUNI/UFAM (Criação do Curso) / Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) /
- Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito de Curso (CC): 2 e 3
- Reconhecimento Portaria MEC Nº. 486 de 20 de dezembro de 2011 (Registro e-MEC Nº. 202316916)
- ENADE 2017: 1
- IDD 2017: 2
- Renovação de Reconhecimento de Curso:
- Renovação de Reconhecimento de Curso:
- Reconhecimento de Curso:
- Autorização:
- E-MEC do curso:
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso de Graduação em Química Industrial (Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado no município de Itacoatiara, teve sua criação oficializada pela Resolução Nº 023/2007 do Conselho Universitário. Posteriormente, em 2010, com o curso em andamento, foi aprovado o Projeto Pedagógico do Curso – PPC através da Resolução Nº 085/2010 da Câmara de Ensino e Graduação - CEG, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, fixando o currículo pleno para os alunos que ingressaram a partir do ano letivo de 2007/2. Além disso, a Resolução Nº 086/2010 – CEG/CONSEPE regulamentou o projeto pedagógico. Essa resolução estabeleceu as bases para o funcionamento do curso, incluindo detalhes como o número de vagas (50 vagas), o turno de funcionamento (diurno) e sua vinculação à Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara.
Destaca-se também que em 2011, o Curso de Química Industrial do ICET foi o primeiro curso dessa unidade a formar profissionais para o mercado de trabalho, o que evidencia a relevância e o sucesso do programa na preparação de seus alunos. Em 2018, visando adequar a matriz curricular às demandas do mercado e às evoluções na área da química industrial, houve atualização no PPC, conforme estabelecido pela Resolução Nº 042/2018- CEG – CEG/CONSEPE. A atualização no PPC, conhecida como Versão 2018/2, demonstra o compromisso do ICET/UFAM em oferecer um curso de qualidade, alinhado com as necessidades do mercado e as evoluções no campo da química industrial. Desde 2007, o curso tem proporcionado uma formação sólida em química, aliada a conhecimentos específicos relacionados à indústria.
Os discentes matriculados no curso têm acesso a laboratórios, onde podem realizar experimentos e trabalhos práticos que complementam sua formação teórica. Além disso, podem contar com o suporte de professores qualificados, que auxiliam no desenvolvimento acadêmico e profissional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
PERFIL DO EGRESSO
Resolução CNE/CES 1.303/2001 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Bacharel em Química, onde estabelece que:
“o egresso deve ter formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.”
Competências e Habilidades
- Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação;
- Ter capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos;
- Saber trabalhar em equipe;
- Ser capaz de exercer atividades empreendedoras na área da Química;
- Ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo;
- Reconhecer a Química como uma construção humana;
- Ser capaz de disseminar, difundir e utilizar o conhecimento relevante para a comunidade
- Conhecer aspectos relevantes de administração, organização industrial e relações econômica
- Comportamental,
- Gerencial e Administrativa,
- e Técnico.
Portanto, o Químico Industrial deverá ter uma formação tal que lhe permita acompanhar as mudanças sócio-técnicas e econômicas ou ser agente promotor delas. Esse profissional deve ser capaz de superar as fronteiras interdisciplinares e transportar-se para o chamado domínio híbrido de saberes.
ATOS LEGAIS E FORMULÁRIOS ACADÊMICOS
- Projeto Pedagógico do Curso de Química Industrial;
- Matriz Curricular;
- Resolução 023/2007/CONSUNI
- Portaria 486/2011/MEC
- Portaria 286/2012/MEC
- Resolução 042/2018/CEG/CONSEPE
- Resolução 043/2018/CEG/CONSEPE
- Portaria 79/2023/DR/ICET
- Portaria 1/2024/DR/ICET
- Logomarca do curso
- Fluxograma da grade curricular
GALERIA DE FOTOS EM CONSTRUÇÃO
Redes Sociais