Engenharia de Produção

• Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2024, 17h26
  • Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2024, 14h56

O curso de Engenharia de Produção, aprovado pela Resolução Consuni Nº 022/2007- Consuni, iniciou suas atividades no Instituto em 01 de junho de 2007, foi um dos primeiros Cursos do ICET. Tendo em 2018 atualizado seu Projeto Pedagógico, adequando-o as novas necessidades do mercado e da economia, tendo agora novas disciplinas nas áreas de automação, robótica e indústria 4.0.

Com uma formação bastante abrangente, os discentes do curso podem atuar em múltiplas áreas tais como: Logística, Planejamento e Controle de Processo Produtivo, Controle de Qualidade, Sustentabilidade, Gestão Organizacional, Gestão Econômica, Desenvolvimento de Produto e Serviços, Empreendedorismo entre outras.

A formação do aluno do curso de Engenharia de Produção do ICET é sólida tanto na teoria em sala de aula, como em estudos práticos nos laboratórios da engenharia, como Metrologia e Eletricidade, e ainda conta com o PET - Programa de Educação Tutorial e o NETGI – Núcleo de Pesquisa em Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação, grupos de apoio aos projetos científicos dos estudantes do Curso. Em paralelo ao ensino e aprendizado no Campus, há visitas técnicas periódicas nas principais empresas do Pólo Industrial de Manaus. Os estudantes do curso geralmente são encaminhados a empresas do PIM para estágio obrigatório, vivenciando na prática o aprendizado da academia.

O Curso tem uma relevante importância no mercado de trabalho, pois os engenheiros de produção trabalham não apenas em empresas industriais, tais profissionais também são procurados por lojas de varejo, empresas de tecnologia, gás natural, combustível, agronegócio, saúde, instituições financeiras, alguns abrem seus próprios negócios e também tem ainda os que optaram por continuar no ensino, como Professor e Pesquisador. Temos Engenheiros de Produção formados no ICET atuando nos diversos segmentos  do Mercado, em empresas do PIM, MDG Filmes, Visteon, Coca-cola, Calcomp, na Bemol, Eneva, Ufam, TFB, Amaggi, Caixa Econômica, Crefisa, Litiara, Marjom, dentre outras.

Venha fazer parte desse time de profissionais que fazem a diferença no mercado!

Aguardamos vocês!

Turno de funcionamento: Diurno- Grau do curso: Bacharel (a) em Engenharia de Produção.

Formação: A formação proporcionada pelo curso de Engenharia de Produção visa formar um profissional de perfil flexível e empreendedor, com grande capacidade de atuação como tomador de decisão em diversos níveis da organização, habilitando-o a desempenhar, além das funções técnicas, funções gerenciais, de forma cada vez mais diversificada.

Conteúdo curricular básico: Componentes Curriculares – Núcleo Básico (Parecer CNE/CES nº 1362/2001)- As disciplinas do núcleo comum obrigatório têm por objetivo proporcionar ao aluno uma formação básica científica e tecnológica, que forneçam meios adequados para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o cenário em que está inserida sua profissão, incluindo as dimensões históricas, econômicas, políticas e sociais.

Área de

Comportamento organizacional

TOTAL:

108.100.08

Legenda: CR – créditos / CH – carga horária.

Tempo de integralização: Mínimo de 10 períodos e Máximo de 15 períodos