Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Vem pro icet

ICET e a Segurança Pública: rastreabilidade com assinatura Isotópicas contra o tráfico ilegal de madeiras florestais

  • Escrito por Reinaldo Monteverde Soares
  • Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2024, 17h05
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 11h56
  • Acessos: 155

Polícia Federal e Universidade Federal do Amazonas criam um banco de dados de árvores por meio do PROCAD, PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA.

 

O projeto objetiva a formação de recursos humanos qualificados, à pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico relacionado a estudos de distribuição de espécies arbóreas na Amazônia Brasileira para construir indicadores de políticas públicas relacionadas à conservação de espécies madeireiras e buscar estratégias para o rastreamento das espécies mais afetadas quanto ao desmatamento ilegal. 

Distribuição de espécies arbóreas na Amazônia Brasileira e estudos sobre procedência de madeiras para prevenção do desmatamento ilegal

A pesquisa:

A pesquisa será executada numa ação multinstitucional e interdisciplinar envolvendo, além das instituições cooperantes, outros colaboradores de outros institutos que foram credenciados nos programas de pós-graduação cooperantes, como a Embrapa Florestas e Embrapa Amazônia Ocidental.

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia:

Entre os pesquisadores do projeto, o pesquisador e professor do ICET, Dr. Santiago Linorio Ferrreyra Ramos juntamente com alunos do curso de agronomia do ICET, têm participado das atividades desenvolvidas dentro do projeto contribuindo com os conhecimentos aprendidos em aulas na instituição, além de aprender com outros profissionais da Polícia Federal e outras instituições de ensino, o projeto é de suma importância, a visita técnica dos alunos de Agronomia do ICET enriquece não apenas ao ensino dos alunos como também aos próprios pesquisadores que podem receber ideias e sugestões dos discentes no projeto.

Os pesquisadores envolvidos: 

O projeto é desenvolvido com trabalho multinstitucional entre diversos órgãos como:

  • UFAM: Dra. Maria Teresa G. Lopes, Dra. Therezinha de Jesus Pinto Fraxe e Dr. Santiago Linorio Ferrreyra Ramos.
  • Polícia Federal do Amazonas: Dr. Alexandre Silva Saraiva e Ricardo Lívio Santos Marques.
  • UNESP: Dr. Mario Luiz Teixeira de Moraes.
  • Embrapa Florestas: Dra. Ananda Virgínea de Aguiar e Dr. Marcos Silveira Wrege.
  • Embrapa Amazônia Ocidental: Dr. Ricardo Lopes

 #VemproICET e contribua você também para o desenvolvimento sustentável e ao combate ao desmatamento ilegal e prevenção do desmatamento ilegal.

 

Fim do conteúdo da página